4º Distrito Naval tem novo comandante

A presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; o vice-presidente em exercício, desembargador Milton Augusto de Brito Nobre, decano da Corte de Justiça; e o desembargador Mairton Marques Carneiro participaram da cerimônia de passagem do cargo de comandante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, nesta sexta-feira, 15, realizado no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba).

O vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, natural do Rio de Janeiro, assumiu como comandante do 4º Distrito Naval, em substituição ao vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. O novo comandante ocupava a Subchefia de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e esteve à frente também da Escola Naval, do Grupamento de Navios Hidroceanográficos, além de vice-diretor do Pessoal Militar da Marinha, entre outros postos e cargos militares.

O 4° Distrito Naval é um dos nove que compõem a Marinha do Brasil, tendo como jurisdição os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Entre suas principais atividades estão a de executar e apoiar operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e terrestres de caráter naval, em sua área de competência, assim como tarefas relacionadas à segurança da navegação. A instituição também promove ações sociais e de saúde para a população ribeirinha.