Vacinação contra febre aftosa encerra dia 30

No dia 30 de junho, no Pará, termina a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A ação é promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e tem o objetivo de imunizar o rebanho de cerca de 21 milhões de bovinos e bubalinos nos 127 municípios do estado. A meta é ultrapassar os 90% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Após vacinar o rebanho, o produtor deve comparecer ao escritório da Adepará em seu município e apresentar a nota fiscal da compra das vacinas e a relação do rebanho com a quantidade de animais, faixa etária e espécie trabalhada. O produtor é o responsável pela vacinação e terá até o dia 15 de julho para fazer a comunicação da vacina aos escritórios da Adepará. O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, o valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.

O estado do Pará sempre ultrapassa a meta de 90% estipulada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Os registros das campanhas anteriores mostram que normalmente os índices ficam acima de 98%.

Reportagem, Poliana Fontenele