A PRF apreendeu um caminhão que transportava madeira com documento falso na BR 230

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na última quarta-feira (10) um caminhão que transportava 45,63m³ de madeira com documento falso.

A ação ocorreu no município de Anapu/PA na BR 230 Km 497, durante a fiscalização ao caminhão Scania/R124 atrelado a um ao semirreboque. Foi apresentado as documentações, Nota fiscal e a Guia Florestal/GF do Estado do Mato Grosso, e as mesmas apresentaram inconsistência. A Guia Florestal apresentada pelo condutor não apresentou o carimbo obrigatório e, além disso, a quarta via da GF, a qual deveria estar retida no posto fiscal da divisa do Estado Mato Grosso, estava junto as outras documentações, indicando que o condutor não passou pelo posto fiscal. Após ser realizado a consulta com a SEFAZ-MT, foi constatado que não consta nenhum registro eletrônico de passagem de caminhão em nenhum dos postos de fiscalização do estado do Mato Grosso. Ao realizar a medição técnica da carga, os agentes chegaram a um volume total de 45,63m³ madeira serrada com perfis de sarrafo, ripa, vigota, viga e tábua.

Diante das informações, a madeira transportada tem origem diferente da descrita na nota fiscal, tendo em vista que ficou comprovado que o veículo não passou por nenhum posto fiscal do Mato Grosso, sendo que é obrigatório. Sendo assim, comprovada fraude na qual temos uma nota fiscal ideologicamente falsa, sendo usado um carimbo falsificado na tentativa de iludir a fiscalização e acobertar o fato de que a madeira transportada tem origem diferente da que consta nota fiscal, o condutor e o caminhão foram encaminhados a delegacia de Polícia Federal em Altamira, para demais providências.

Fonte: PRF