Comissões debatem liberdade de imprensa e violência contra jornalistas

As comissões de Direitos Humanos e Minorias, e de Cultura da Câmara dos Deputados realizam hoje audiência pública conjunta sobre o tema “Liberdade de imprensa e comunicação: a cultura de violência contra jornalistas e comunicadores como ameaça aos direitos humanos e à democracia”. 

O debate foi proposto pelos deputados Túlio Gadelha (PDT-PE), Maria do Rosário (PT-RS), Airton Faleiro (PT-PA), Chico D'Angelo (PDT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), Áurea Carolina (Psol-MG).

Os parlamentares lembram que a violência contra jornalistas não é uma novidade no Brasil. “A retomada da democracia por si, ainda não foi capaz de pôr um fim ao ataque a liberdade de imprensa, ainda hoje manifestado pela violência a jornalistas, comunicadores e profissionais de imprensa em geral, seja por restrições injustificáveis ao exercício de suas profissões, seja até mesmo por crimes contra a vida destes profissionais tão caros a democracia”, observam.

Aumento na violência
Segundo o requerimento aprovado para realização da audiência, em 2017, foram registrados 99 casos de agressão, e, em 2018, esse número aumentou para 135 ocorrências, contra 227 jornalistas. “Registre-se que a agressão física em 2018 foi a forma de violência mais recorrente, chegando a vitimar 58 trabalhadores. Em comparação com 2017, as agressões verbais e impedimentos do exercício profissional aumentaram mais de 100%. Já as ameaças e intimidações cresceram 87%”, alertam os deputados.

Foram convidados para o debate:
- o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto;
- o diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Reis Lobato Flores;
- a diretora interina da ONG Artigo 19, Laura Tresca;
- a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga;
- o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; e
- um representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Fonte: Agência Câmara